Hoje, 12/10/2013, dia de omegaterapia... SENSACIONAL!

Área para explicações passo a passo de como efetuar você mesmo a manutenção de seu absoluto.
Compartilhe experiências adquiridas durante a manutenção do seu carro.
Área também destinada a tutoriais.

Moderador: Moderadores

Hoje, 12/10/2013, dia de omegaterapia... SENSACIONAL!

Mensagempor MeLLo » 12 Out 2013, 21:52

:salut:
Galera, hj foi o dia hein!! O post é longo, mas vale muito a pena ler, até pq pode representar a solução de problemas na barca de vcs!

Foi dia de:
    ->Trocar o mancal do cardã e acertar o bolachão do diferencial
    ->Instalar um variador de avanço Tury T30
    ->Trocar o manometro com caixa comutadora do GNV
    ->Instalar uma mufla nova
    ->Trocar o anel de vedação do suspiro do comando de válvulas
    ->Trocar o porta escovas do motor de arranque
    ->Ajustar o parafuso da folga da cx. de direção

Eu estava bem desanimado com o carro, basicamente por causa de vibrações no cardã e na direção em uma certa velocidade.

Sobre o cardã, vou contar a história:

Meus bolachões, ainda originais - provavelmente de fábrica, de desintegraram e o o acoplamento da caixa X cardã X diferencial começou a ficar no ferro com ferro e roncava em desaceleração com o motor engrenado. Dái blz e eu não havia conseguido encontrar os bolachões originais, nem no ML. Fui no ebay e importei os da BMW 325i que pelo que li são identicos aos nossos 4.1. Para minha sorte nesse meio tempo os correios entraram em greve(isso no ano passado), e minha ansiedade falou mais alto e comprei paralelos CORCERAMA mesmo. Pessoal não duraram nem 2.000 km. Os da BMW ainda não tinham chegado e para minha sorte achei no ML um cara de SP com um lote original(com a marca GM na borracha e tudo) vendendo cada um por 250 biro-biro. Comprei os dois e aproveitei e fiz a besteira de comprar um mancal do cardã paralelo(accioly) com rolamento original GM(FAG). Levei tudo no mecânico... Ele trocou tudo, inclusive o mancal, e me informou que não precisava trocar, pq o que estava lá era GM e está bom ainda. Senti uma dor de corno de leve, mas me conformei até atingir 50km/h, quando surge uma desagradável e desconfortante vibração. Voltei no mecânico e pedi que ele revisasse as instalações, e o mesmo disse que estava tudo ok, com o cardã movimentando muito bem sobre as estrias um do outro. Fiquei com isso na cabeça, martelando... Tipo, eu tenho estado numa de faça você mesmo do caramba, tenho bastante ferramentas - não o suficiente, mas que dá para fazer algumas coisas, até pq o meu vizinho e mecânico de caminhões e onibus, e o que me falta de ferramenta eu recorro a ele... rsss
Comprei no ML um mancal com rolamento, da marca REY AUTOPARTS, vendido pela Cardã Brasil. Li boas referencias sobre ele... Pois bem, chegou no meio dessa semana e já fiquei aguçado em fazer, mas cardã sempre foi um medo muito grande pra mim, até pq os mecanicos daqui valorizam pra caraca o serviço, pedem ate dois dias para manutenções simples. Pesquisei no fórum sobre o FVM de troca do mancal, e achei uma mensagem perdida no tópico de troca dos bolachões, me prendi nessa mensagem e hj encarei o serviço.
Assim, não é a coisa mais simples do mundo, mas tb não nada de sobrehumano. Recomendo fortemente que quem vá fazer tenha como deixar o eixo traseiro livre, sobre preguiças e algo calçando o o diferencial para o caso das preguiças correrem. Eu não tenho nem um nem outro, e isso que me consumiu hj pq eu levantei cada roda, calcei-as com blocos maciços de cimento e ia afrouxando os parafusos do bolachão e qndo algum parafuso ficava inalcançável, eu tirava uma roda do chão com macaco e girava ate o dito cujo aparecer. Não vou entrar no talento de comentar que o carro correu do macaco umas 4 vezes e descia dos blocos, aí ia eu lá levantando uma por uma... ufa...
Soltei o cardã, tirei as duas partes... Chegou o momento que quase desisti: soltar o mancal do cardã. Sorte minha que tinha um martelinho de borracha. Galera fui no talento e levei mais ou menos meia hora para tirar o mancal/rolamento e mais meia hora para colocar de volta. Mas fui na precisão do bisturi, com paciência para não danificar esse canudinho tão frágil... Pois bem, tudo no lugar de volta... AHHHHHHH, esqueci de dizer que o bolachão do diferencial estava montado errado, com a parte sem reforço recebendo a tração, dica valiosíssima que li aqui no forum atraves de um vídeo do youtube.
Fui lá, liguei o carro e fui testar cheio de medo.
Querem saber o resultado do teste???? GALERA NÃO VIBROU MAIS NADA, NADA, NADA, NADA... Testei em 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90, 100, 110, 120 km/h... O carro tá um doce, deslizando liso liso liso... FIQUEI ULTRA, SUPER, HIPER, MEGA, THUNDER, EXTRA, BIG, MASTER, POWER FELIZ. Valeu martelada no dedo, cotovelada no macaco, dedo prensado e o escambau!

Variador de avanço:

O meu omega nunca teve variador de avanço, e quando eu ia na loja convertedora pedindo orçamento para instalar, eles sempre me olhavam com espanto do tipo: Nossa o carro é 4.1, 6 cil... NÃO PRECISA!
Eu saia da loja convencido que não precisava mesmo, mas ficando com uma pulga atrás da orelha quanto a isso. De teimosia, comprei um semana passada. Fui num amigo meu que converte e mantém carros com GNV e pedi dicas de como instalar. Ele me disse que era só alimentar a caixinha do V.A. e plugar no sensor de rotação. Poxa galera, pelo manual eles MANDAM pegar o sinal da TPS. Pois bem, fiz toda a instalação conforme o manual da TURY e galera o carro ficou muito agressivo no GNV, tipo com desempenho muito melhor e progressivo.

Porta escovas do motor de arranque:

Da última vez que o M.A. tinha dado pau, eu não havia achado o porta escovas completo e resolvi comprar as escovas separadas e adaptar com solda no porta escovas original. Ficou show, mas desgastou novamente e resolvi encontrar o porta escovas completo. Pô, no corpo do M.A. tem uma etiqueta brilhosa escrita DELCO REMY com um numero de serie e tudo. Fui na nafil e econtrei os porta escovas p/ omega 4.1, DELCO REMY por 20 reais cada. Comprei logo 4. Para minha surpresa, não são os mesmos. Saí com meu porta escovas na mão e fui de loja em loja procurando... Ninguém tinha, e a maioria olha de longe, nem pega e diz que já não tem... Maaaaaaaas encontrei um carinha numa lojinha escondida com vontade de ajudar. Já cheguei falando: QUERO PORTA ESCOVAS DO OMEGA 4.1 COM ARRANQUE DELCO REMY, TOMA O MEU COMO PARAMETRO. Ele olhou e disse: isso não é DELCO! Eu: CARA, TEM ETQ DA DELCO NO BIXO, MAS NO AUTOMÁTICO TEM ALGUNS SIMBOLOS DA MITSUBISHI... Essa info foi o X da questão. Comprei o certo, montei e o omegão tá pegando no estalo!

Mufla:

Simples a troca, so penei para instalar o sensor de temperatura do ar que vai nela, mas nada d+.

Anel de vedação do respiro do comando de válvulas:

Comprei 4 logo naa nafil, pq cada um tava 2 reais e na cidade não achei em lugar nenhum, inclusive falava que era o mesmo do chevette e tal, e todos diziam que aquela borracha não era fabricada mais, por isso que comprei logo 4...

Manometro e cx comutadora:

Sem mais mistérios, substituidos e marcando normalmente!

Folga na cx de direção:

Apertei o parafuso, e percebi que sumiu uns 40% da folga, e não mexi mais pq pu** merda, estava morto além de quando eu fui tentar mexer ia encostando ali nas partes próximas do coletor de escape e me queimando. Deixei esse ajuste fino para amanhã!

UFA, foi trabalhoso d+, mas além de não ter gasto um centavo sequer com M.O., fiz no talento da paciência, do meu jeito, em um bem meu e tive resultado absurdamente positivos.

Definitivamente, encorajo a todos a encararem esses pepinos com coragem que dá! :salut:

O MEU AMBIENTE NA HORA DOS SERVIÇOS: GARAGEM SEM MUITO ESPAÇO, VIZINHO FAZENDO CHURRASCO, COM MUSICA (CHATA) ALTA E REPETINDO CADA MUSICA UMAS 4 VEZES...
OCD Prata 4.1 97/97
Montana 2013 LS Branca
Titan 150 ESD Prata 2007
Yamaha FZ6 Preta 2009
Buell XB12Ss Lightning 2007
MeLLo

Data de registro: 21 Out 2006, 08:45

Re: Hoje, 12/10/2013, dia de omegaterapia... SENSACIONAL!

Mensagempor Yuri » 13 Out 2013, 14:10

Boa Historia!

Belo Trampo! Lendo essas historias me anima pra levantar o meu Tambem, que se tudo der certo essa semana ele vai pro Spa no mecânico :P .
Yuri

Data de registro: 11 Out 2013, 10:30
Estado: SP

Re: Hoje, 12/10/2013, dia de omegaterapia... SENSACIONAL!

Mensagempor Fernando Furini » 13 Out 2013, 17:22

Parabéns pela obra!
Fernando Furini
Omega CD 1-5-3-6-2-4.1i
Uno Smart
Tenente Portela - RS
http://www.omegaclube.com
Regras do Fórum
Imagem
Fernando Furini
Administrador

Data de registro: 29 Jun 2005, 05:48