Luz de teto com apagamento gradual

Área para explicações passo a passo de como efetuar você mesmo a manutenção de seu absoluto.
Compartilhe experiências adquiridas durante a manutenção do seu carro.
Área também destinada a tutoriais.

Moderador: Moderadores

Luz de teto com apagamento gradual

Mensagempor Mauro Perides » 20 Jun 2006, 19:54

Atenção: Mais para baixo, em outro post neste mesmo tópico tem um circuito ainda melhor!!!!

Pessoal, ontem mesmo vi um tópico sobre o assunto, mas não encontro mais o dito cujo, se algum moderador puder movee a mensagem para o local correto, seria uma boa.

Segue um esqueminha de apagamento gradual da luz de teto. E preciso esquecer o esquema original e passar nova fiação. Na verdade não sei como está a fiação original, então penso que seja melhor passar uma nova.

Imagem.

A luz fica acesa por mais ou menos um minuto até apagar-se completamente, mas isso é configurável trocando-se um resistor ou mesmo substituindo-o por um potenciomentro. A propósito testei só no simulador e não sei se não vai interferir com o sistema de alarme ou coisa que o valha, acredito que não.

Preciso de duas coisas: um sensor de chuva (para ligar os limpadores) e um sensor de escuro (para ligar as lanternas à noite/tunel)... Esse último uma vez a vários anos atrás (foi no século passado) saiu na revista Aprendendo e Praticando Eletrônica, não funcionava direito, mas já era um começo... Se alguém tiver...
Editado pela última vez por Mauro Perides em 25 Jun 2006, 21:55, num total de 1 vezes
Mauro Perides

Data de registro: 20 Jun 2005, 01:01

Luzes cortesia

Mensagempor nunesmarlon » 21 Jun 2006, 17:49

Mauro, achei um tanto qto interessante esse projeto, se naumme engano os veectras fase 2 possuem essa opção, o mais legal seria tentar adaptar junto ao sistema original p/ naum ter q ficar puxando fiação extra, estarei montando/estudando esse projeto, só preciso saber qual resistor ou transistor regula o tempo da lampada??
creio q seria possivel fazer a ligação direto na lampada não seria??
abs
marlon
nunesmarlon

Data de registro: 08 Jun 2006, 17:06

Mensagempor KK » 21 Jun 2006, 22:51

Na Vw tem dois esquemas:

carro com alarme- essa funcao esta dentro do modulo do alarme
carro sem alarme - tem um esquema desse do Mauro no proprio suporte da luz central do teto.
KK

Data de registro: 16 Set 2005, 15:13

LUZ COrtesia

Mensagempor nunesmarlon » 22 Jun 2006, 08:12

NESSE CASO ACHO Q A ENTRADA DESSE CIRCUITO TERIA Q SER COMO O KK CITOU, NA PROPRIA LUZ DO TETO..VO CONFECCIONAR A PLACA E TENTAR FAZER DEPOIS PASSO PRA VCS..
nunesmarlon

Data de registro: 08 Jun 2006, 17:06

Mensagempor Mauro Perides » 22 Jun 2006, 10:25

Marlon

Estava pensando aqui... para mudar o tempo, você pode começar mexendo no capacitor, é o mais fácil. Para colocar uma regulagem de apagamento ia ter que mudar muita coisa e ficaria mais complexo o circuito.

Colocar direto na fiação lá no teto talvez va funcionar... mas lembre-se que o circuito vai ficar meio mascarado pelo temporizador original: com a porta fechada, quando já deveria ter parado de receber os 12v, ele vai continuar recebendo, então você tem o delay do temporizador original + delay do temporizador extra. A soluçõa neste caso é diminuir bastante o tempo do extra.

Algumas observações:
1. Faltou o valor do R3, mas não é critico, tenta com 10K para começar.
2. T3 precisa de um dissipador de calor, mas não precisa ser nada exagerado
3. Antes de montar a placa é bom testar na protoboard... eu só fiz simulação, estou meio sem paciência, ehhehe.
Mauro Perides

Mensagempor Mauro Perides » 25 Jun 2006, 21:52

Seque um outro esquema, esse é um pouco mais elaborado, e se bobear, mais simples...

Imagem

RV1 Controla a luminosidade
RV2 Controla o tempo que demora para ir apagando
RV1 e 2 são trimpots lineares
É bom usar um radiador de calor para Q1
J1 recebe 12V (do sensor da porta)
J2 vai ligado a massa

R1 10k
C1 22u 16V
U1 LM741
Q1 2N3055
J1,J2 TERMINAL
RV1 220k
RV2 10k

Basicamente é isso. Testei no simulador e na protoboard e está funcionando.
Mauro Perides

Mensagempor Wilson Roque » 26 Jun 2006, 13:04

Amigos olha só, eu estava comentando sobre este esquema com um colega, e ele me disse que é igualsinho ao dos faróis do santana, aquele que depois de assionado o alarme os farois ficam acesso por um minuto e apagam, será que com este esquem é possivel colocar esta mesma função nos nossos carros?????
seria uma função a mais para o curriculum Omega
"Minha sogra sim, meu cachorro talvez, meu omega nunca."
Wilson Roque

Data de registro: 13 Jan 2006, 16:58

Mensagempor HelMuller » 27 Jun 2006, 07:37

Se eu entendesse de eletrônica eu elogiava com mais empolgação... hehehheheh

Mesmo assim, PARABÉNS MAURO!!!

Agora, ainda dentro da minha ignorância, me responde uma coisa: Se vc simplesmente ligar um capacitor na alimentação da lâmpada não obteria um efeito parecido? Tipo, qdo vc fechasse a porta o capacitor continuaria alimentando a lâmpada por um tempo...

Abração!
HelMuller

Data de registro: 03 Mai 2006, 11:09
Estado: CE

Mensagempor Wilson Roque » 27 Jun 2006, 11:42

Amigos por favor tirem uma duvida de um leigo, no capacitor tem uma perna maior que a outra certo, qual é a entrada e qual é a saída?
obrigado a quem responder
Wilson Roque

Mensagempor RAWeigel » 28 Jun 2006, 08:09

Wilson,
Não existe "entrada"ou "Saída" em um capacitor. No seu caso acredito que seja um capacitor do tipo eletrolítico e por isto é importante respeitar a sua polaridade.
Sendo assim, o terminal "maior" é o POSITIVO (+) e o "menor" o NEGATIVO (-).
Richard Weigel - RJ
Ex Omega 2.2 GLS 97 - Gas. + GNV
Honda Civic EX 99 - Gas. / Aut.
RAWeigel

Data de registro: 21 Jun 2005, 13:22

Mensagempor Wilson Roque » 28 Jun 2006, 13:05

Valeu amigo, obrigado pela resposta.
Wilson Roque

esquemas

Mensagempor linkar » 01 Jul 2006, 22:03

Mauro, olhando as minhas velharias descobri duas APE que trazem circuitos com sensores de luminosidade para iluminação comum.
Semana que vem vou escanear os esquemas e posto aqui.
Não tenho escaner ainda.
Abraços.
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador

Data de registro: 09 Abr 2006, 13:07
Estado: SC

Mensagempor Marcelo Gargaglione » 02 Jul 2006, 13:06

Por acaso alguem tem o circuto eletronico do temporizador dos vidros?? Esse circuito fica em uma placa em baixo da botueira do vidro do motorista com os componentes em SMD, o que para mim não é problema pois tenho equipamento para esse tipo de componente.... O meu já chegou danificado e mexido e eu gostaria de consertar...

Grato

Marcelo
Marcelo Gargaglione

Mensagempor Mauro Perides » 02 Jul 2006, 15:29

HelMuller escreveu:Agora, ainda dentro da minha ignorância, me responde uma coisa: Se vc simplesmente ligar um capacitor na alimentação da lâmpada não obteria um efeito parecido? Tipo, qdo vc fechasse a porta o capacitor continuaria alimentando a lâmpada por um tempo...

Mais ou menos... O negócio vai ser muito rápido que nem vai dar para ver efeito de fader nenhum, só se o capacitor for bem grande... Talvez associando a um resistor funcione como você está imaginando... mas eu tenho minhas dúvidas.

Wilson Roque escreveu:será que com este esquem é possivel colocar esta mesma função nos nossos carros?????
seria uma função a mais para o curriculum Omega

Eu nunca vi como é o esquema do santana... mas basicamente é a mesma coisa, só que você vai ter que achar os fios corretos além de usar um diodo de boa dissipação termica (quando estiver acendendo os farios via botão), se é que eu entendi direito o esquema de funcionamento.

Linkar escreveu: descobri duas APE que trazem circuitos com sensores de luminosidade para iluminação comum.
Semana que vem vou escanear os esquemas e posto aqui.

O circuito que eu me lembro utilizava um fototransistor (ou fotodiodo) e era especifico para automovel... já achei vários na internet mas aquele era bem compacto e funcionava bem. Estou aguardando as páginas escaneadas, mas sem pressa, ok...

Marcelo Gargaglione escreveu:Por acaso alguem tem o circuto eletronico do temporizador dos vidros?? Esse circuito fica em uma placa em baixo da botueira do vidro do motorista

Marcelo infelizmente eu não tenho o esquema do temporizador... quem estava levantando isso era o Ciro Bruno. Infelizmente já faz um bom tempo que não o vejo aqui no forum ou na lista. Tente mandar um mp para ele.
Mauro Perides

Mensagempor HelMuller » 03 Jul 2006, 09:02

Mauro Perides escreveu:Mais ou menos... O negócio vai ser muito rápido que nem vai dar para ver efeito de fader nenhum, só se o capacitor for bem grande... Talvez associando a um resistor funcione como você está imaginando... mas eu tenho minhas dúvidas.

Valeu Mauro, pelo esclarecimento.

:)
HelMuller

Data de registro: 03 Mai 2006, 11:09
Estado: CE

Próximo

Retornar para Faça Você Mesmo / Tutoriais