Como aferir o indicador de temperatura (Analógico) do motor?

Área para explicações passo a passo de como efetuar você mesmo a manutenção de seu absoluto.
Compartilhe experiências adquiridas durante a manutenção do seu carro.
Área também destinada a tutoriais.

Moderador: Moderadores

Como aferir o indicador de temperatura (Analógico) do motor?

Mensagempor Ricardo G. de Oliveira » 01 Set 2007, 03:19

Meu marcador de temperatura do motor (Gasolina/GNV) não sai da primeira marquinha, ou ele tá bichado, ou o termostato que o controla tem problema, ou o motor tá rodando "Gelado". Gostaria de aferir o marcador antes de começar a odisséia de válvula termostática, ventoinha, cebolão, etc, etc.
Alguém tem as "Dicas" ?
"Se você quer conhecer o caráter de um homem, dê-lhe poder."
Abraham Lincon
Avatar de usuário
Ricardo G. de Oliveira
 
Mensagens: 107
Data de registro: 30 Jun 2007, 23:47
Localização: São Bernardo do Campo / SP

Mensagempor KpitaoKverna » 01 Set 2007, 15:19

Ricardo.

Eu ando com o mesmo problema. Raramente meu motor chega na metade do marcador (95º) e isso me preocupa bastante.

Efetuei a troca da Termostatica de da "cebolinha" da temperatura, porem continuo na mesma.


Uma maneira de testar se o marcador está com o "fluxo" livre é aterrar o fio, o que deve levar o marcador até o final do curso.
Creio que com um resistor antes de aterrar o fio podemos simular pontos de temperatura visto que a cebolinha trabalha desta maneira mas não faço nem ideia de qual o valor destes resistores.

Em outro lado mais trabalhoso poderiamos aferir com agua fervida, um termometro e a propria cebolinha. Ligamos um fio para aterrar a cebolinha e jogamos ela dentro da agua quente em uma temperatura medida pelo termometro. Isso seria uma maneira de simular a temperatura do motor de uma maneira controlada.

Todas as vezes que eu falei em aterrar, aconselho a aterrar no bloco do motor e não no negativo da Bateria.


Abraços
Felipe Duran

PS: Caso eu consiga tempo para testar algum destes metodos eu responderei com mais detalhes aqui.
Aguardando ansiosamente a Funilaria para instalar os Farois Cibie.
Suprema GLS 2.2i 1996 Preto Liszt / Dodge Charger R/T 1974 V8-5.2 Amarelo
Yamaha Fazer 250 para economizar e fugir do trânsito.
Kawasaki Z750 para rodar gostoso ao som da sinfonia.
Avatar de usuário
KpitaoKverna
 
Mensagens: 2170
Data de registro: 23 Jan 2007, 11:14
Localização: Osasco/SP

Mensagempor linkar » 01 Set 2007, 15:38

Se conseguir um daqueles termometros a laser, tambem daria pra testar.
Aquilo mede a distancia e não precisa desmontar nada pra medir.
E pode ser medido em pontos especificos do motor, como bloco, reservatorio, radiador, mangueiras, etc........
Fernando Luiz dos Santos

Regras do Fórum
linkar
Moderador
 
Mensagens: 3916
Data de registro: 09 Abr 2006, 13:07
Cidade: Blumenau
Estado: SC

Mensagempor Ricardo G. de Oliveira » 01 Set 2007, 15:57

Valeu Kpitao, vou testar suas sugestões.
"Se você quer conhecer o caráter de um homem, dê-lhe poder."
Abraham Lincon
Avatar de usuário
Ricardo G. de Oliveira
 
Mensagens: 107
Data de registro: 30 Jun 2007, 23:47
Localização: São Bernardo do Campo / SP

Mensagempor Miro » 06 Set 2007, 02:00

Plugar o scanner no sistema de injeção tb diz qual a temperatura correta do carro, pois ela é capitada do sensor da injeção e não do painel, é uma boa e qq oficina pode fazer !!
OCD 4.1 1997 CINZA BAUDRY (AUTOMÁTICO)
OCD 3.8 2004 CINZA STORM

Regras do Fórum
Avatar de usuário
Miro
 
Mensagens: 3116
Data de registro: 10 Out 2006, 02:50
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ


Retornar para Faça Você Mesmo / Tutoriais

Quem está online

Usuários vendo este fórum: Nenhum usuário registrado online e 3 visitantes