Dicas de Economia

Área destinada a todo e qualquer tipo de detalhe e informação sobre o Omega.

Moderador: Moderadores

Re: Dicas de Economia

Mensagempor Last_Warrior » 12 Mai 2010, 19:20

Paulo Omegão escreveu:O câmbio do canguru, se comparado com o Golf GTI que tive, um passat V6 automático é bem mais confortável.

Paulão, já que vc tem tb um canguru, já reparou que, parado, no N o consumo é 2,0 a 2,2 l/h e quando vc engata o D ele sobe na hora, mas depois volta pro mesmo consumo instantâneo, ou seja, no australiano esperando o sinal abrir vc sente que o câmbio tá engatado mas não tem diferença nenhuma no consumo instantâneo!! Já reparou isso?

E realmente, o câmbio do 3.8 é bem suave, e olha que o motor não é muito fraquinho não...
GLS 2.2 96/97 Prata Huet No estaleiro quase pronto!
GLS 2.0A 94/95 Cinza Bartok completo - ABS
CD 4.1 98/98 verde west
CD 4.1 98/98 Branco Mahler manual + Couro
CD 3.8 98/99 Verde Capricórnio
Last_Warrior
Moderador

Data de registro: 26 Set 2005, 14:21
Estado: MG

Mensagempor celsopenajr » 12 Mai 2010, 19:50

diegojj escreveu:Os novos câmbios colocam automaticamente em neutro, por isso não gosto de carro antigo automático, os câmbios eram primitivos, aumentavam o consumo e eram desconfortáveis (em vez de usar o pé na embreagem tinha que ficar com o pé o tempo todo no freio, era elas por elas).

Pessoal; perguntem para o Márcio o que ele acha do novíssimo CA do Vectra em relação ao CA antigo que tem no meu carro.

É uma bosta o CA do Vectra.

Grande coisa esse recurso de colocar no neutro quando parado mas na hora das trocas de marchas, é um tranco atrás do outro. :roll:
Uno Mille Smart 2001
OMEGA CD 98(última safra)
Couro original e câmbio automático
Prata escuna
Gasolina Podium
IMPECÁVEL,cuidado como um filho

viewtopic.php?t=6051
viewtopic.php?t=8837
celsopenajr

Data de registro: 18 Out 2007, 20:01
Estado: MG

Mensagempor diegojj » 12 Mai 2010, 20:14

Eu estava me referindo a câmbios modernos como da BMW, o de dupla embreagem da Audi, etc, não a coisa de 20 anos atrás que ainda está por ai (câmbio de 4 marchas da maioria das montadoras).
Omega CD 4.1 aspro 168~???cv
Audi A3 1.8T 180~230cv
diegojj

Data de registro: 03 Mai 2006, 01:19
Estado: SC

Mensagempor Paulo Omegão » 12 Mai 2010, 20:53

Last_Warrior escreveu:
Paulo Omegão escreveu:O câmbio do canguru, se comparado com o Golf GTI que tive, um passat V6 automático é bem mais confortável.

Paulão, já que vc tem tb um canguru, já reparou que, parado, no N o consumo é 2,0 a 2,2 l/h e quando vc engata o D ele sobe na hora, mas depois volta pro mesmo consumo instantâneo, ou seja, no australiano esperando o sinal abrir vc sente que o câmbio tá engatado mas não tem diferença nenhuma no consumo instantâneo!! Já reparou isso?

E realmente, o câmbio do 3.8 é bem suave, e olha que o motor não é muito fraquinho não...

Sim reparei, até porque algo que incomodava muito no Golf GTI 180 CV era isso, P ou N o consumo era baixo e engatado ficava alto sempre, ao contrário do Canguru que sobe levemente e volta ao normal em seguida, isso deve ser resultado do começo da lubrificação da caixa que exige um pouco mais do motor naquele momento, depois de estabilizado, volta ao normal.
Australiano Vinho 1999 - 3.8 V6
Passat Variant Azul 1999 - 2.8 V6 193 cv
Passat Turbo 1980 - Forte
Corsa Sedan 2004 - 1.0 - para o dia-a-dia

Campanha: André Sampaio, pague as grades de cerveja e para de dar para trás!
Paulo Omegão

Data de registro: 04 Dez 2008, 11:48

Mensagempor LucasPiasentin » 12 Mai 2010, 22:04

Fernando Furini escreveu:Lucas, tem certeza que ele tá entrando em N? Não seria só impressão? Se realmente estiver acontecendo, alguma coisa tá errada.

Sim, tenho certeza. Quando eu acelero o giro sobe sem dar tração nenhuma (como se estivesse em ponto morto) e do nada ele engata e dependendo até dá uma fritada. Mas só acontece quando faço curvas (90º)!!! Agora já aprendi, tomei uns dois sustos, meu pai também, agora é só dar uma leve enconstada no acelerador e tirar o pé, depois acelera denovo e tá tudo normal.

Pelo jeito é problema mesmo, mas o que tem a ver com fazer curva!?
Omega Suprema CD 3.0 1993 Azul Oxford
Podium + Plug 95

Automatic-4
Teto Solar
Painel Digital

Fotos: viewtopic.php?f=7&t=13760
LucasPiasentin

Data de registro: 26 Mai 2009, 13:44
Estado: RS

Mensagempor Paulo Omegão » 13 Mai 2010, 01:00

Não sei o que tem haver com curva, mas isso é um primeiro sintona de problemas no futuro.
Australiano Vinho 1999 - 3.8 V6
Passat Variant Azul 1999 - 2.8 V6 193 cv
Passat Turbo 1980 - Forte
Corsa Sedan 2004 - 1.0 - para o dia-a-dia

Campanha: André Sampaio, pague as grades de cerveja e para de dar para trás!
Paulo Omegão

Data de registro: 04 Dez 2008, 11:48

Mensagempor Giu3000 » 13 Mai 2010, 07:19

diegojj escreveu:Eu estava me referindo a câmbios modernos como da BMW, o de dupla embreagem da Audi, etc, não a coisa de 20 anos atrás que ainda está por ai (câmbio de 4 marchas da maioria das montadoras).

So uma correçao, e peço que me corrijam, mais o cambio de dupla embreagem não é da audi, e sim da nissan, o farmozinho cvt.
O steptronick da bmw, é o mesmo de tantos anos atraz, a bmw 840 do meu tio ja possui o desgraçado, e olha que ela é 95 ou 96 agora nao me lembro direito.
Em 96, aqui no brasil, so fazia 7 anos de injeçao eletronica, e o povao de fora ja tinha cambio step, deus o livre.
Omega CD 3.0 1993, azul oxford, MEU BEBESAO.
Opala Comodoro 4.1 1989 Prata,É O DEMONHO
Vectra Next Edition 2.0 2010 Preto, 140 coicinhos no peito, BY MAMAE!
Giu3000

Data de registro: 17 Dez 2007, 21:37

Mensagempor diegojj » 13 Mai 2010, 08:29

CVT é usado, entre outras, pela Nissan, Honda, Ford e GM também usam, ele não usa engrenagens e sim polias.
O Audi A3 2.0T vem equipamento com embreagem dupla, andei no A3 2.0T do Eduardo (sócio do Zonta), o negócio é bruto, além de andar muito, mesmo pisando forte, as marchas entram muito macias.
Audi A3 1.8T 180~230cv
diegojj

Mensagempor Giu3000 » 13 Mai 2010, 11:35

É PATENTIADO PELA NISSAN!
CVT é tocado por polias, e no cambio sportback nao se trocam marchas e sim embreagens, e snme tambem é polias (cvt)
Quando se engrana a 2 marcha, a 3 está pré engata na segunda embreagem, quando entrar a tercera o que vai trocar vai ser a embreagem e irá pre engatar a 4.. e por ai vai.
O problema é na reduçao de marchas, que como voce andou deve ter sentido uns tranquinhos, o qual vem sendo o desconforto.( agora me falhou na memória o motivo do tranco, depois posto)
Por mim, nao to nem ai com os trancos kkk, sportback anda demais e danasse os trancos malditos que os cliente tem reclamado.
Omega CD 3.0 1993, azul oxford, MEU BEBESAO.
Opala Comodoro 4.1 1989 Prata,É O DEMONHO
Vectra Next Edition 2.0 2010 Preto, 140 coicinhos no peito, BY MAMAE!
Giu3000

Data de registro: 17 Dez 2007, 21:37

Mensagempor diegojj » 13 Mai 2010, 13:04

Giu, é patenteado, e não foi a Nissan quem patenteou:

http://carros.hsw.uol.com.br/cvt.htm
Audi A3 1.8T 180~230cv
diegojj

Mensagempor Harvs » 13 Mai 2010, 13:36

CVT é uma coisa.. dupla embreagem é outra...
CVT é japones.. nissan, honda, yamaha usam..

dupla embreagem começou na porsche se não me engano..
e é uma embreagem pras marchas pares e outra pras impares, diminuindo o tempo da trocas e os trancos,
como o giu falou, voce engatou segunda, e a terceira já tá engatada esperando só pra acoplar a embreagem quando a segunda desacoplar...
eu andei de 307 e new civic AT e não gostei de nenhum..pra congestionamento é melhor, não tem que ficar pisando na embreagem toda hora.. mas eu não ando em congestionamento mesmo... e na Rodovia não gostei, principalmente o 307, trocando marcha sem voce esperar, reduzindo em qualquer subidinha, parecia que o cambio é meio loco...
André Mattiazzi Ferreto
01 OGLS 2.0 92/93 azul oxford! Finado
02 OCD 4.1 95/95 azul cezanne! 18" 180cv, Meu
03 OGLS 2.2 98/98 azul almirante! do Pai
Familia que anda de Omega unida, permanece unida!
fotos: viewtopic.php?f=7&t=9234
Harvs

Data de registro: 03 Set 2008, 23:05
Estado: PR

Mensagempor marcos052 » 13 Mai 2010, 16:07

O Honda Fit CVT tem uma maciez absurda ao rodar. O motor trava uma RPM constante, e você vê apenas o ponteiro da velocidade subindo gradualmente... sem trancos e sem oscilações no motor. Andando na manha, na cidade faz numa boa seus 16 km/l com AC desligado.
É uma pena os câmbios CVT não serem duráveis, e a manutenção é cara como todo AT.
marcos052

Data de registro: 22 Jun 2005, 16:26

Mensagempor Rafael Trindade » 14 Mai 2010, 07:48

Honda Fit alem de economico, não sabe o que é manutenção, tem um colega que tem e disse que trocou o primeiro jogo de vela aos 80.000 km. TECNOLOGIA.
Esteio/RS
Pretinho básico
OCD 4.1 96: Couro,PD,Teto,Xenon 10k, TSW 19 Cromada
viewtopic.php?p=81990
Vermelhinho: Em breve, A transformação
Santana 2.0 88 - Recaro, AC, Trio Eletrico, R. Orbitais 15
Em breve, um VCD ou OGLS 4cc ?
Rafael Trindade

Data de registro: 29 Set 2005, 12:57

Mensagempor danrmp » 26 Dez 2017, 09:33

LucasPiasentin escreveu:A única situação que ele coloca em neutro sem mudar na alavanca é quando eu freio e faço uma curva, na hora de voltar a acelerar ele engata a marcha certa.

Creio que isto é apenas impressão causada pelo aumento de rotação do motor para que o conversor de torque "encha". Sempre temos que lembrar que enquanto não há o lock-up (em 3a e 4a acima de determinada velocidade) o acoplamento entre câmbio e motor é viscoso, portanto sempre há diferença de rotação.

Não há nenhum tipo de comando de neutro no câmbio do Omega. Se isso for causado por defeito, então há falta de pressão hidráulica para manter os conjuntos de discos/banda aplicados, o que leva a destruição do câmbio em pouquíssimo tempo devido a patinação.

Sobre mudança para Neutro em paradas curtas, é possível mas não recomendado. Além do desgaste da seletora, há o desgaste da válvula manual dentro do câmbio. A diferença de consumo é desprezível nas paradas. Bem como não tem problema de segurar em Drive pois o conversor é calculado para ficar com a turbina bloqueada em marcha-lenta.
Eng. Danniel Pizatto
GLS 4.1 1996 - Verde Russeau
Desde 0km

CD 3.0 1994 AT - Vermelho Schumman
danrmp

Data de registro: 11 Mar 2013, 18:48
Estado: DF

Anterior

Retornar para Ficha Técnica