A história do Omega 001

 

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Nessa matéria especial do site do OmegaClube do Brasil, vamos contar para os associados e para todos omegueiros do Brasil, a história completa do Omega 001 – primeiro omega produzido pela GMB no Brasil e que foi doado ao clube.

 

Antes de falarmos da doação em si, precisamos primeiro agradecer a TODOS associados oficiais por acreditarem no projeto OmegaClube. Sem o comprometimento e a ajuda de todos vocês, não seria possível estarmos onde estamos hoje. Essa matéria é dedicada a vocês, que de forma direta mantêm o clube, seja nos custos do dia-a-dia, seja nessa restauração maravilhosa que ajudará a manter viva a história do Omega.

 

Em segundo precisamos contar um pouco da história do clube, pois foi a evolução e a oficialização do mesmo que possibilitou recebermos esse presente da mãe GMB.

 

O clube nasceu a partir de uma lista de discussão na internet (yahoo grupos) que no começo se chamava Chevrolet_Omega. Com o aumento da quantidade de membros e da interação entre os mesmos, surgiu a necessidade de uma maior organização, o nome da lista foi alterado e em 2003 surgiu a primeira versão do site. Com o tempo surgiram novas ferramentas como o Forum, Orkut, Twitter e recentemente o Facebook.

 

Desde o começo o clube sempre teve um escopo nacional, com associados espalhados pelos diversos estados do Brasil, como por exemplo RS, SP, SC, MG, GO, PR, RJ, CE, AM, entre outros.

Para que fosse possível tratar de forma mais simples assuntos administrativos do clube, foi criada uma estrutura de diretoria que desde o inicio foi formada por associados e líderes regionais dos diferentes estados, todos com mesmo poder de voto e opinião nas decisões administrativas do clube, e é assim que continuamos até hoje. A estrutura atual da diretoria pode ser vista na pagina Quem Somos.

 

Em 2005 já tínhamos um reconhecimento muito importante, o reconhecimento da mãe GM como clube oficial do veiculo Chevrolet Omega no Brasil.

 

Mas foi em Junho de 2007 que um passo muito importante do clube foi tomado: oficializamos a empresa OmegaClube do Brasil, com CNPJ e tudo mais. Uma decisão difícil de ser tomada e ao mesmo tempo tão necessária quando olhamos para trás. Decidimos sair do status de apenas um grupo de amigos com um ideal para nos tornarmos um clube automotivo oficial, com gastos e custos de manutenção reais, como o de qualquer empresa.

 

Entre o período de 2007 e 2010, a diretoria conseguiu com a ajuda dos associados e a venda de produtos como adesivos, camisetas e bonés, manter o clube, quitar toda e qualquer divida e dar seguimento a essa história.

 

Resumindo, em Março de 2010 estávamos com uma estrutura formal, CNPJ inscrito e um ótimo relacionamento com a GM, representando o Chevrolet Omega da melhor forma que podíamos e sempre que convidados, participando de eventos oficiais da GM representando o Clube e nossa paixão.

 

E foi nessa data, em 25 de Março de 2010, que oficialmente recebemos esse presente tão querido por todos nós, que é o Omega 001. O primeiro Omega fabricado na linha de produção da Chevrolet do Brasil, um Omega GLS 1992 azul.

 

A partir daí, em Abril de 2010 uma das decisões mais difíceis do clube foi tomada, que foi a oficialização da Anuidade, com objetivo principal de arcar com os custos já existentes do clube e a partir daquele mês, com os custos de restauração (ver detalhes abaixo) e também de manutenção e transporte do nosso maior bem até o momento.

 

Agora com ajuda de todos associados que acreditaram (e acreditam) nesse projeto, teríamos pela primeira vez um bem de alto valor registrado no CNPJ do clube, passaríamos a nos manter de forma mais profissional, deixando de contar com doações ou venda informal de produtos.

 

Em 2012 tomamos um passo maior ainda em busca da profissionalização da empresa OmegaClube. Contratamos agora os serviços de Assessoria Contábil. Nosso objetivo com a contratação desse novo serviço é termos certeza de que todas as obrigações legais da empresa OmegaClube estão sendo seguidas a risca, como devem ser.

 

Veja abaixo a declaração oficial do presidente do clube Mauro Apor, quando ele pôde finalmente comunicar a todos a oficialização da doação :

 

"Srs,

Segurei a noticia até onde pude, agora chegou a hora!!

Recebemos de doação da GMB o primeiro Omega nacional, um sedan GLS 1992 azul, sem placas, chassis nnnnnnn200001.

Este veículo estava no museu da ULBRA, e como a maioria aqui deve saber, este museu foi desativado, fomos presenteados com esta jóia, pela GMB que é proprietária de boa parte dos veículos que alí estavam.

O veículo já se encontra em São Paulo/SP num galpão de apoio da GM. Assim como os demais veículos, ele não está funcionando, ou seja, precisamos de uma plataforma para transportá-lo (e precisaremos de uma plataforma ou carreta toda vez que utilizarmos para exibição).

Ainda não possuo fotos do veículo, nem sei o atual estado do mesmo, mas a doação veio pelo reconhecimento do nosso clube, e por termos CNPJ. Outros clubes deixaram de ganhar seus "presentes" por não serem registrados.

Um abraço
Maurão – Presidente OC "

 

 

Onde ele esteve todo esse tempo ?

 

Nosso Omega 001 foi a primeira unidade produzida como vimos acima, porém pelo que pudemos averiguar até o momento, ele era uma unidade de teste da linha de produção, que por algum motivo não foi descartada como a maioria dos primeiros carros teste de linha são.

 

Ao contrário disso, ele ficou prestando um ótimo serviço dentro das dependências da fabrica da Chevrolet em São Caetano do Sul, onde ele era diariamente utilizado para o transporte de executivos da marca de um prédio ao outro, ou mesmo até as dependências fabris.

 

Após esse período de prestações de serviços, nosso querido Omega 001 foi escalado para mais uma importante missão, a missão de servir como carro teste para o desenvolvimento do motor a álcool de 130cv, o primeiro motor MPFI a álcool do Mundo em carros de série, motor esse que possui ótimo desempenho mesmo para os dias atuais.

 

O último capítulo da história do 001 antes de ser “adotado” pelo OmegaClube, deve ter sido um período de ansiedade e espera, já que ele foi enviado para o museu da Ulbra no Rio Grande do Sul, e ficaria por lá, no acervo do museu, aonde ficaria aguardando uma revisão completa e restauração de poucos itens que após todos esses anos, estavam faltando no veiculo.

 

Essa restauração no museu da Ulbra nunca chegou a acontecer, pois como é de conhecimento da maioria dos entusiastas de automóveis no Brasil, devido a problemas financeiros o Museu da Ulbra foi fechado e parte de seu acervo retornou aos seus donos – no caso do 001 nossa mãe GMB.

 

Ele ficaria então mais algumas semanas em um galpão da GMB, até que a documentação de doação pudesse ser feita, oficializando assim a doação do bem mais precioso de nosso clube.

 

Vejam abaixo as primeiras fotos do 001 :


 

 

 

Detalhes e curiosidades do 001

 

O 001 possui diversos detalhes e curiosidades. Um detalhe que notamos logo de cara, é obviamente a cor dele. Ele foi produzido com uma cor que não é oficialmente parte da linha Omega. É um azul metálico, que foi utilizado na linha Kadett. O nome da cor pelo que pudemos investigar é : Azul Celeste ou Bristol (ainda estamos tentando confirmar a informação com a GMB).

 

Outra curiosidade muito legal, é o fato dele possuir acionamentos manuais dos retrovisores e dos vidros. Para os primeiros modelos GLS lançados no mercado, existiam diversos pacotes opcionais como, por exemplo, trio elétrico, relógio digital ou até mesmo computador de bordo. Nosso 001 é então um GLS que não possui nenhum desses pacotes opcionais (o que não é tão comum de se ver). Posteriormente alguns desses itens seriam transformados em itens de série na linha Omega.

 

Os acabamentos internos e painel, possuem tonalidade azulada como poderá ser visto nas fotos abaixo, além disso o carpete também é azul, bem no estilo monocromático. Nos primeiros anos da linha Omega podia-se escolher

 

O estofamento é impressionante, pois a firmeza da espuma e o tecido dos bancos (principalmente traseiro) estão intactos, parecendo 0km.

 

Por último, mas não menos importante, o motor, a injeção eletrônica, partida a frio original e o sistema de bomba de combustível externo são todos da versão á álcool, comprovando a informação que obtivemos de que ele foi utilizado no desenvolvimento dessa versão.

 

A quilometragem atual do 001 é de aproximadamente 86mil quilômetros, praticamente todos rodados dentro da fabrica durante a fase em que era usado como meio de transporte para executivos, ou nas pistas de teste de Indaiatuba/SP para o desenvolvimento da versão a álcool, já que ele nunca foi emplacado.


 

 

 

“Restauração”

 

Quando o 001 chegou ás nossas mãos, depois de tanto tempo guardado em galpões (da Ulbra e GM), é natural que ele estivesse muito sujo. Precisávamos fazer uma grande limpeza nele, tanto internamente, quanto externamente e no compartimento do motor. Falando nisso, tivemos que lavar o motor 3 vezes para que fosse possível tirar todos os vestígios de fezes de ratos ! Por sorte nenhum chicote havia sido danificado, o que costuma ocorrer quando temos presença desses roedores nos carros.

 

Diversos relés estavam faltando, foi necessária uma análise de quais exatamente eram necessários para o funcionamento correto, e aí sim a reposição.

 

Uma revisão completa também foi feita, correias e mangueiras foram trocadas, uma limpeza completa no sistema de arrefecimento, a bomba de combustível que é externa do mesmo modelo do Gol GTI, também foi limpa e lubrificada. Velas, filtro de ar (ainda original Opel) e combustível também foram trocados, tudo isso antes de funcionar novamente o motor.

 

O sistema de partida a frio também precisou de uma revisão, mas hoje funciona perfeitamente.

 

O tempo cobrou caro também do forro do teto, que estava parcialmente caído (da metade para trás) e precisou ser refeito por completo.

 

Depois de uma boa limpeza tanto interna quanto externa, e da revisão completa na parte mecânica do 001, partimos então para alguns detalhes estéticos, como alguns acabamentos que estavam faltando.

 

Em seguida, entramos em contato com o Sr. Altino da AmericanCar Restaurações e Funilaria que fica localizada na Av. Brigadeiro Luiz Antonio em São Paulo para realizarmos a re-pintura da tampa do porta-malas, que havia sido danificada provavelmente devido a algum vazamento ou goteira em um dos galpões onde ele permaneceu por muito tempo.

O Sr. Altino é um apaixonado por veículos clássicos e também associado do OmegaClube, então nosso querido 001 não poderia estar em melhores mãos.

 

Finalizado o trabalho de restauração da tampa do porta-malas, partimos para a reforma do forro do teto, serviço esse que ficou muito bom e nos padrões originais.

 

Para um acabamento final, fechamos um polimento e cristalização da pintura com a PrimeBox (parceria do clube).


 

 

 


 

Participação em Eventos

 

Com essa “restauração” finalizada, o 001 já estava apto a participar de alguns eventos oficiais do clube. Sua estréia foi no evento da Matel que comemorou o Dia do Antigomobilista em 31/08/2010. Nesse evento diversas autoridades governamentais e também da Chevrolet estavam presentes.

 

Em seguida ele pôde também comparecer em um evento de final de ano no Sambódromo em São Paulo, também organizado pela Matel para comemorarmos o fechamento do ano do clube e também uma forma de deixá-lo disponível para visitação para todos nossos associados.

 

Em 2011, em uma noite muito especial onde seria comemorado o Dia dos Clubes Irmãos GM no evento do Sambódromo, mais uma vez o 001 desfilou para o publico, representando o OmegaClube junto a outros clubes GM como Monza, Kadett, Corsa, Celta, Astra, Agile e outros.

 

Para fecharmos o ano de 2011 com chave de ouro, ele participou da comemoração de fim de ano no Sambódromo-SP, com direito a placa de agradecimento a Matel e comes e bebes.


 

 

 


 

O primeiro Encontro Nacional de muitos – Paraty/RJ

 

Também em 2011, no mês de Novembro, a primeira grande aventura do 001 aconteceu. Naquele dia mais uma vez ele brilharia ao sol, deixando todos associados cheios de orgulho e causando curiosidade e perguntas no publico em geral que presenciaria a sua participação no Encontro Nacional de Paraty / RJ.

 

A cidade de Paraty / RJ foi escolhida por votação, como sempre fazemos para definir qual cidade irá acolher o encontro nacional. Como a “restauração” do 001 já estava finalizada, seria uma ótima oportunidade de levarmos ele até o local do encontro, para que ele pudesse ser apreciado não só por todos os associados que ali estariam, mas também para o publico em geral da cidade.

 

A viagem do 001 foi muito confortável, ele foi descansando no guincho plataforma que sempre utilizamos para os trajetos e encontros. Quando ele chegou e desceu no hotel, parecia que nós associados estávamos recebendo uma celebridade. Rapidamente ele se tornou o centro de todas as atenções, todos queriam conhecer de perto essa relíquia e jóia rara que o clube possui.

 

A primeira providência foi encaminhá-lo a garagem do hotel, onde vários mimos aconteceram, uma lavagem completa foi feita por nós associados, assim ele estaria mais do que limpo para a apresentação ao publico.

 

Abaixo vocês podem conferir as fotos da chegada dele, da exposição, e é claro, nunca é pouco frisar que todo o custo da viagem do 001 foi paga pelos Associados Oficiais OmegaClube – sem nossa união e nossa anuidade, esse sonho de poder levar o 001 para diferentes cidades, não seria possível.


 

 

 

 


Gravação de Programas de TV e Midia

 

A equipe de reportagem do portal Terra.com.br entrou em contato com o clube em 08/07/11 para realizar uma matéria especial sobre 25 anos da existência do modelo Omega. Ao comentarmos sobre a existência do 001, uma sessão de fotos foi marcada e algumas dessas fotos podem ser apreciadas na galeria abaixo.

 

Em 19/09/2011 ocorreu também a gravação do Auto Esporte na cidade de Jundiaí, interior de SP que ainda não foi ao ar por decisão da Rede Globo. Abaixo um vídeo com o making of e na galeria também temos algumas fotos.

 

http://www.youtube.com/watch?v=1cgC7gKHZr8

 

Em seguida o 001 se tornou uma grande estrela, e protagonizou uma matéria no show de TV do Carlos Cunha na rede Record News.

 

Algumas fotos do 001 em diversas matérias :


 

 

 

 

 

Itens pendentes de restauração (Abril/12)

 

Alguns poucos itens ainda precisam ser corrigidos e o clube já está buscando peças originais GM para finalizá-lo. Algumas fotos podem ser vistas abaixo. Com a união de todos e a parceria da Viva Peças GM, temos certeza que essas pendências serão finalizadas muito em breve :

  • Detalhe na grade dianteira
  • Inversão dos emblemas na tampa traseira
  • Tampa do console central ausente
  • Restauração das rodas de liga leve

 

 

 

 

Matéria Opala & Cia

 

Em Abril de 2012 nosso querido 001 participou de uma sessão de fotos para a revista Opala e Cia. A revista já está nas bancas e conta com uma matéria completa com 8 paginas sobre o 001 !!! Corra já e garanta a sua !!!

Seguem algumas fotos desse agradável dia :


 




Obrigado a todos associados OC !

OmegaClube do Brasil