Algumas dicas para teste de sensores

Enviado por Paulo Moser [ pc_moser@yahoo.com.br ]
 

Marcha lenta irregular

1-       Sensor de temperatura da água

2-       Sonda lambda

3-       Verificar bomba de combustível, mangueira, filtro,etc

4-       Válvula de controle da marcha lenta

5-       Entrada falsa de ar no coletor de admissão

6-       Sensor de pressão absoluta

Marcha lenta elevada

1- Ver bateria

2- Sensor da pressão absoluta

3- Válvula de controle de marcha lenta

4- Sensor da temperatura da água

5- Sensor de temperatura do ar

6- Potenciômetro da borboleta

 

Como testar o sensor de temperatura do ar

 

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CORES DOS FIOS

Terminal A11 ou   D2 Corsa marrom, Omega verde/preto, S10 preto

Terminal D3 Corsa marrom/azul, Omega marrom/azul S10bege.

 

TESTANDO

1-Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino A11 ou D2 da centralina> negativo(-).
2-Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio ligado ao pino W3 da centralina> Dados abaixo.

 

DADOS: de valores aproximados

Temperatura graus

0

10

20

30

40

50

60

70

80

90

100

Tensão (v)

3,51

2,93

2,34

1,79

1,36

3,62

3,26

2,84

2,40

2,02

1,67

Resistência W

9350

5580

3530

2230

1450

630

660

465

365

235

175

                                 

 

Sensor de posição da borboleta

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CORES DOS FIOS

Terminal B8 - azul (Corsa e S10) e verde/branco (Omega)

Terminal A8 - preto/branco (Corsa e Omega) e cinza (S10)

Terminal D2 - marrom (Corsa), verde/preto (Omega) e preto(S10)

 

TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado, PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino D2 da centralina> negativo(-)

2- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio ligado ao pino B8 da centralina> de 4,7 a 5,1 V.
3- Ignição ligada, motor parado, MULTITESTE DIGITAL no modo voltimetro no fio ligado ao pino A8 da centralina. Gire o eixo da borboleta até o final> As leituras devem estar de acordo com a (tabela A) abaixo ( a variação da tensão deve ser continuo, sem saltos)

 

Tabela A

Posição da borboleta

Tensão (v)

Borboleta fechada

0,3 a 1,0

borboleta totalmente aberta

4,0 a 4,8

 

Tabela B

Resistência entre pinos

K W

A e B borboleta fechada

4,0 a 9,0 W

A e b borboleta aberta

valores estáveis

B e C borboleta fechada

1,0 a 3,0 W

B e C borboleta aberta

5,0 a 10,0 W

 

 

 

 

7 - Como testar sensor de oxigênio no escapamento - sonda Lambda

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CORES DOS FIOS

Terminal B11 as cores são vinho ou rosa para todos carros.

 

TESTANDO

1- Motor funcionando e aquecido, MULTITESTE DIGITAL modo voltimetro no fio do sensor. Acelere> oscila de 0,1V a 0,9 V.

 Como testar motor de passo.

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CORES DOS FIOS

Terminal C05 Corsa verde/branco, Omega Verde/branco S10 verde/preto.

Terminal C06 Corsa Verde Omega Verde, S10 Verde/branco.

Terminal C08 Corsa Azul/preto, Omega Azul/Preto, S10 Azul/branco.

Terminal C09 Corsa Azul/Verde Omega Azul/Verde, S10 Azul/Preto.

 

TESTANDO

1- Ignição ligada, motor parado. Conecte a ponta de prova em cada um dos fios do motor de passo > Os leds deverão picar alternadamente quando for dada a partida (logo que o motor pegar).
2- Ignição desligada . Desconecte o conector do motor de passo. Com o MULTITESTE DIGITAL na posição ohmimetro , meça as resistências dos enrolamentos dos terminais A, B, C, D do motor de passo > Devem estar de acordo com a tabela abaixo.

 

Tabela

Medição entre os terminais

Valor medida

A e B

50 a 65 W

C e D

50 a 65 W

B e C

EEE (isolado)

A e D

EEE (isolado)

Qualquer terminal e a carcaça

EEE (isolado)

 

Verifique também se não existe defeito mecânico na agulha trancada ou canal de desvio entupido. Se a voltage da bateria estiver abaixo de 9V, a centralina desliga o motor de passo para não perder a referência.

 

 

Como testar relé da bomba de combustível

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TESTANDO

1- Retire o relé e coloque a PONTA DE PROVA no terminal 85 do conector. Dar partida no moto.> negativa(-). durante partida.

2- Ignição ligada , motor parado . Coloque o PONTA DE PROVA no terminal 86 do conector. >positivo (+).

3- Ignição desligada, PONTA DE PROVA no terminal 30 (Corsa e Omega) ou terminal 87 (S10) . positivo (+)

4- Coloque o relé no soquete e coloque a PONTA DE PROVA no fio ligado ao pino 87 do relé (pino 30 para a S10). Para o Omega e S10, desconectar os fios do interruptor de pressão do óleo . Dar partida no motor . > positivo (+) durante a partida ou com motor funcionando.

 

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